JOGO DA VELHA USANDO LCD 16X2- C/ PIC 12F675 (REF296)

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Uma adaptação para LCD 2×16 que fará você relembrar bons momentos do passado…

Nos tempos de outrora, os alunos do ensino fundamental, durante aulas vagas, costumavam brincar com jogos feitos em folha de papel, como batalha naval, forca e o tradicional jogo da velha.
Esta montagem trata de um jogo da velha adaptado para operar em um LCD 2X16, mas mantendo as mesmas regras do jogo original.
Veja o esquema abaixo:

A grande diferença em relação ao jogo da velha original é que usamos apenas uma linha ao invés de 3 linhas sobrepostas, com 3 casas cada. Podemos dizer que seja um jogo mais “linear”. Fica mais difícil perceber as combinações vencedoras, o que torna o jogo mais interessante para os jogadores desta nova versão.
A interface com o usuário se resume em 3 interruptores e um LCD. Com o interruptor nomeado de CURSOR podemos escolher qual a posição que desejamos jogar (marcar com ‘X’ ou ‘O’). A cada aperto será deslocado para a próxima casa vazia. Os outros dois interruptores são um para cada jogador (J1 e J2).
Para a comunicação com o LCD foi usado apenas 3 pinos do PIC, com o método LPLEX. Não tente simular em Proteus, pois este programa ainda não consegue rodar corretamente este método de comunicação com LCD. Faça a montagem física em BreadBoard com componentes reais!
Ao ligar a alimentação de 5 volts irá aparecer a mensagem ‘Jogo da Velha’ na primeira linha do LCD.
Em seguida, será mostrado na primeira linha do LCD: _ _ _ _ _ _ _ _ _
E na segunda linha teremos o placar com os pontos dos jogadores: >J1=0 J2=0
Note que o símbolo ‘>’ indica qual jogador tem a vez de jogar.
O jogador da vez deve apertar o interruptor CURSOR até a posição que deseja colocar o seu ‘X’ ou ‘O’. Se for a vez do jogador ‘X’ então aperte o botão J1. Caso seja ‘O’ aperte J2.
A cada aperto de J1 ou J2 será testado se ocorreu alguma sequência vitoriosa quer do ‘X’ quer do ‘O’.
Quando ocorre uma vitória de um dos jogadores, a sequência será mostrada piscando todos os 3 caracteres por 5 vezes. Depois haverá incremento de pontos para o jogador vencedor.
Foi definido 3 pontos para o ganhador e 1 ponto para cada jogador em caso de empate.
Nesta última situação, de empate, aparecerá a letra ‘E’ entre os dois marcadores de pontos, na segunda linha (ex. >J1=0 E J2=2).
Para iniciar uma nova partida sem zerar o placar aperte o botão CURSOR.
A primeira linha mostrará novamente : _ _ _ _ _ _ _ _ _
Para reiniciar o placar, desligue a alimentação e religue. Note que o placar tem valor limitado em 99 pontos para ambos jogadores.
Opcionalmente, poderá alimentar o circuito com 4 pilhas AA com um diodo em série, dispensando o regulador 7805 e a fonte externa de 9 a 12 V. Como o consumo é pequeno, as pilhas terão uma vida longa.
Obs. Esta montagem é experimental, sendo de caráter didático, montada apenas em placa experimental (do tipo “Breadboard”), sujeita a “bugs” ainda não detectados. Está sendo fornecido os arquivos para que cada hobista possa alterar o programa segundo suas necessidades.

Segue pasta zipada com os arquivos da montagem:

Jogo_da_velha_linear

Vídeo caseiro com a montagem funcionando no BreadBoard:

Manuais:
PIC 12F675

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Até o próximo artigo!

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