DADO FALANTE – ADICIONANDO SONS A APLICAÇÕES C/PIC – USANDO 16F628A (REF207)

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Vida nova ao velho ‘dado’…

A proposta desta montagem é produzir um sorteador de 0 a 6, reproduzindo o lançamento de dados. Ao invés de uma indicação tradicional usando leds ou mesmo um display de 7 seguimentos, estamos usando um ‘voz’ para ‘cantar’ os números sorteados. Veja o esquema abaixo:

Com respeito a reprodução, o Pic usa o método PWM a uma frequência de amostragem de 19khz . Mas o arquivo da EEprom foi gravado com taxa de amostragem alterada para 9Khz. Mais detalhes pode ser visto no artigo anterior “ALERTADOR FALANTE DE LANTERNAS LIGADAS – ADICIONANDO SONS A APLICAÇÕES COM PIC – C/ PIC 16F628A (REF205)“.
O comando para iniciar a reprodução vem do interruptor no pino 4. Ao aperta-lo, iniciamos um reset e começa uma nova seleção de dois novos números de forma aleatória. A alimentação pode ser feita com 4 pilhas AA de 1,5 volts em série com um diodo 1N4148. Também, pode ser usado um transformador pequeno de 110/220 de primário e 9 volts de secundário, com uma ponte retificadora de onda completa e capacitores de filtro. A partir desta tensão, usando um 78L05, obtemos os 5 volts regulados para a alimentação do PIC.
Para amplificar o som produzido, usamos um LM386 , que permite obter aproximadamente 0,7 Watts de potência.
Abaixo temos um vídeo caseiro com o som reproduzido:

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Para a carga do arquivo de som para a EEprom 24c512, poderá usar o software programador PonyProg2000, com o hardware adequado.

Obs. Esta montagem foi realizada apenas em placa experimental (do tipo Protoboard), sujeita a bugs ainda não observados. Está sendo fornecido os arquivos que poderão ser alterados conforme a necessidade do hobista.

Segue pasta com os arquivos desta montagem, com opção para CCS C compiler ou XC8 Compiler:

Dados_falantes__Files

Manuais:

PIC 16F628A
EEprom 24c512

Curiosidades:
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Até o próximo artigo!!!

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2 comentários sobre “DADO FALANTE – ADICIONANDO SONS A APLICAÇÕES C/PIC – USANDO 16F628A (REF207)

  1. 0

    Claudio, no código fonte existe duas variáveis a seed e seed1 qual é a utilidade delas no seu código?

    1. 0

      Olá Fernando!
      Elas são apenas para fornecer um valor aleatório inicial para os timers na ocasião do reset. Em outras palavras, uma tentativa de melhorar a pseudo randomicidade.
      Cláudio

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